![]() |
Happy New Year everyone!!!
|
domingo, 30 de dezembro de 2012
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Olha que notícia BOA:
Governo dos EUA lança jogo online
para ensino de inglês a adolescentes
Jogo de ficção
científica criado em 2012 foi lançado no Brasil nesta quinta.Voltado a jovens
de 12 a 16 anos, objetivo é fomentar a língua inglesa.
O governo dos Estados Unidos lançou no Brasil nesta quinta-feira (29 de novembro de 2012)) um jogo on-line para adolescentes de 12 a 16 anos que tem como objetivo o ensino da língua inglesa. "Trace Effects" está disponível na internet de forma gratuita e pode ser usado em sala de aula, segundo a assessoria de imprensa da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, para "complementar o aprendizado de inglês" no país.
Para participar do jogo, é necessário
fazer um cadastro simples no site do Departamento de Estado dos EUA. O
Escritório Regional de Ensino da Língua Inglesa dos EUA no Brasil (Relo), na
sigla em inglês) também distribuirá DVDs do material a parceiros da embaixada
no país.
O jogo foi lançado em Petrolina (PE),
durante a Feira Internacional de Inglês que começou nesta quinta e termina no
sábado (1º).
O herói do game é um jovem chamado
Trace. Ele vive no futuro, no ano de 2045, e estuda em uma universidade no
estado norte-americano do Kansas.
O estudante acaba acidentalmente
viajando no tempo até os anos atuais, e recebe a ajuda de outros alunos e uma
professora da instituição para cumprir as missões necessárias e voltar ao
futuro. Enquanto realiza as tarefas, dividias em sete capítulos, o jogador precisa
escutar diálogos e responder aos demais personagens, usando uma lista de
frases, além de colecionar objetovs e verbos para poder efetuar as ações
necessárias para passar de fase.
"No jogo, estudantes fazem uma
viagem dinâmica pelos Estados Unidos, passando por lugares como Nova Iorque,
Grand Canyon, São Francisco e Washington D.C", disse, em nota, a
assessoria de imprensa da missão.

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/11/governo-dos-eua-lanca-jogo-online-para-ensino-de-ingles-adolescentes.html
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Absurdo!
Hoje um aluno do colegio Ruy Barbosa foi morto hoje por um colega na saida da escola. Muito triste ver essa cena desse tipo acontecendo aqui em nossa cidade principalmente na escola que estamos envolvidos com este projeto do PIBID. A violência aumentando e chega ao ponto de percebermos que não da pra se esconder dela. O assassino é menor de idade e confessou o crime alegando que o colega ameaçou ele de morte e ele foi revidar disparando quatro tiros que foram os que tomaram a vida do Atyla Pereira Vieira, 17 anos. Fiquei chocada com as fotos que vi no site, outa falta de respeito que eu acho expor o corpo de um adolescente assim num site policial... Deixo vocês com uma foto que está rolando nas redes socias que mostra a mãe do garoto e a diretora Fatima chocadas com o acontecido.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Talking in English
Hey guy... sugiro que conversemos mais em inglês... tah faltando um pouco disso, principalmente em nossos encontros... So, lets start!!! What you guys think?
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Manifesto de leitura.
Tenho em mim que ler é abrir portas de muitos universos, e escrever é traduzi-los.
Ótima semana cultural para nós. ;)
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Outro link interessante para professores de língua inglesa
Para refletirmos sobre lingua inglesa e admissão/permanência de estrangeiros nas universidades no Reino Unido
http://m.youtube.com/#/watch?feature=share&v=Sm6zAMEmfYs&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DSm6zAMEmfYs%26feature%3Dshare&gl=BR
Vídeo interessante sobre como as escolas no Ceará estão enfrentando desafios....
Hey guys take a look at this video, it's about how Ceará state has overcome some educational challenges:
http://m.youtube.com/#/watch?feature=share&v=Sm6zAMEmfYs&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DSm6zAMEmfYs%26feature%3Dshare&gl=BR
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Texto muito interessante, pra quem ainda não viu!
Texto da professora Telma Gimenez :
O Raloin é nosso?
Texto da professora Telma Gimenez :
O Raloin é nosso?
Importada principalmente pelas escolas de inglês, a ideia de comemorar o “Halloween” tem ganhado corpo nos últimos anos. Neste dia 31 de outubro muitas crianças e adolescentes serão convidados a mergulhar nesse universo, criando a impressão de que estão nos Estados Unidos, celebrando com fantasias e abóboras uma data sobre a qual pouco conhec
em. Os mais convencidos ficarão frustrados que seus vizinhos não terão doces para lhes dar ao perguntarem “trick or treat?”.
Esse fenômeno que na sua ampla disseminação se vincula fortemente ao ensino de inglês, revela também as ligações entre essa língua e globalização cultural. Na discussão com meus alunos, encontro respostas favoráveis à prática, com alegações de que se trata de algo divertido, do gosto dos alunos e, aparentemente, uma brincadeira que reforça a motivação para o aprendizado daquela língua.
Embora reconheça que para alguns pode ser divertido vestir-se de bruxa e sair assustando gente na rua, o reforço da imagem do inglês aos Estados Unidos não colabora para um movimento justamente contrário, que vem sendo alimentado pelas discussões sobre o inglês como língua de alcance internacional. Nessa perspectiva, o aprendizado toma como referência não um povo específico, mas falantes dos mais diversos países que também estão aprendendo inglês para comunicar-se em escala ampliada. Este seria um dos motivos pelos quais seria recomendável que professores de inglês não fossem os encorajadores dessas iniciativas.
Ao que parece, essa celebração aqui (e, diga-se de passagem, em várias partes do mundo) pode ser entendida como mais uma das consequências da globalização cultural, proporcionada pelos fluxos comunicacionais na era da internet. Esse movimento, porém, longe de se dar em todas as direções, parte de um país específico e toma forma local de maneira acrítica. Seria surpreendente se os alunos das escolas de inglês fossem instigados a analisar os motivos pelos quais celebram “Halloween” e não qualquer outro aspecto folclórico de países cujo povo também fala inglês, como a Irlanda. Ou mesmo de qualquer país do mundo, uma vez que na atualidade há falantes proficientes em várias partes do planeta.
Talvez ainda seja cedo para avaliarmos os sentidos que a prática instituída nas escolas de inglês terão no futuro, se serão transformados e se, num processo antropofágico, nela estará incluído o Saci, devolvendo aos norte-americanos uma versão brasileira da festa. Seria uma forma de sincretismo que o projeto de lei que institui o 31 de outubro como o Dia do Saci poderia sugerir.
No momento, o “Halloween” parece ser apenas reflexo da subserviência cultural e um apego à visão do inglês como pertencente a um povo específico. Preocupante mesmo vai ser se começarmos a celebrar o 4 de julho.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Bom diaaa!
Mais uma reunião do PIBID começando agora na UNEB Campus X. Mais uma manhã de discussões e partilhamento de vivências e ideias.
Achei muito conveniente essa imagem:
Achei muito conveniente essa imagem:
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Tip
Oi gente!!! Esse site é muito interessante, notícias do Brasil em português! Ajuda muito, pois conhecemos o cotexto, ou até a notícia. Aproveitemos as oportunidades: http://riotimesonline.com/
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Talking a little with you...
Hi dears...
Hoje pela manhã, tivemos mais um encontro PIBID/UNEB X. Estamos todos anciosos pois essa semana promete.
Todos nós participantes do Subprojeto "Inovação Curricular e Formação de Professores de Língua Estrangeira", submetemos trabalhos para serem apresentados no VI SEPEX que acontecerá nos dias 3, 4 e 5/10/12 no campus.
Durante a reunião, a professora coordenadora do subprojeto Luciana Audi tirou algumas dúvidas que foram pontuadas. Percebi que a cada dia estamos aprendendo mais e também fiquei muito feliz pelos nossos trabalhos aprovados para o evento.
Achei muito importante também a participação da professora supervisora Vanusa no evento; até perguntei para ela se já havia participado de algum seminário desse porte ela disse que era a primeira vez. Nesse momento pensei que nós bolsistas de iniciação já estamos vivenciando oportunidades que para muitos outros professores eram experiências distantes.
Quero deixar para todos nós essa pequena citação de MORAN (2006): “a escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade”.
Penso que participar desse grupo colaborativo é dar vazão à implementação de grandes mudanças tanto na nossa formação identitária como no crescimento do outro.
See you...Val.
OBS: one day my post will be only in English...it's my dream...
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
terça-feira, 28 de agosto de 2012
A pouco tempo completamos 1 ano do Pibid, que tem sido uma experiência muito boa, enriquecedora. E essa passagem de tempo me fez refletir mais uma vez o que é ser professor? e como melhorar as aulas e nosso profissionalismo como profissionais do ensino? Esses questionamentos de hoje não obteve respostas tão leigas quanto as que refletir ano passado no início do Pibid, mas agora, até por carregar mais experiência na sala, tenho percebido e aprendido diariamente como ser um bom professor!
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Capes seleciona bolsistas para docência nos EUA
Gente olha que link legal que eu achei aqui falando sobre um adital da CAPES que abriu para bolsistas para os EUA! Isso mesmo! Para fazer pesquisa e extenção nos EUA!Os selecionados receberão mensalidade no valor de US$ 2.100, além de outros benefícios. Inscrições vão até 31 de agosto de 2012.
Achei muito legal, confiram! :)
domingo, 26 de agosto de 2012
Gente, precisamos, cada vez mais, melhorar nosso English. Vamos aproveitar as ferramentas que a internet nos proporciona. Entã, fechem os facebooks e abram essa página muito legal, clique Aqui!
VERY INTERESTING... READ DEAR FRIENDS.
http://super.abril.com.br/multimidia/quanto-tempo-nosso-cerebro-leva-pra-aprender-ingles-693028.shtml
http://super.abril.com.br/multimidia/quanto-tempo-nosso-cerebro-leva-pra-aprender-ingles-693028.shtml
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Relatos da sala de aula.
Bom diaa!
Ai ai, como é bom perceber que o tempo passa e com ele passamos a melhorar também.
As nossas reuniões tem sido cada dia mais proveitosas e nossas discussões passam a trazer novos resultados. Em uma de nossas reuniões mais recentes, foi sugerido que começássemos a dividir a turma do 7A em grupos, e que cada grupo ficasse na supervisão de uma dos professores bolsistas do PIBID. Agora, podemos perceber um estreitamento entre as relações aluno-professor, além de perceber de perto o desenvolvimentos dos alunos no decorrer das atividades. Muito bom mudarmos e percebermos resultados nessas mudanças. Algo que permanecemos procurando solução é para a conversa em sala de aula, acho que como estamos indo chegaremos ao ponto de acharmos um método para que a sala se acalme e permaneça um maior tempo sem falar. :)
É isso, beijos, queijos e goiabadas.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
sábado, 11 de agosto de 2012
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Valores, amor e cuidado.
'Eduque seu filho para ser feliz e não para ser rico, assim ele saberá o verdadeiro valor das coisas e não seu preço.'
Bom dia, alegria. ;)
Bom dia, alegria. ;)
domingo, 29 de julho de 2012
Inglês ruim faz aluno brasileiro perder bolsa em universidade top
Hey guys,
Vamos ler com atenção essa matéria da Folha de São Paulo sobre o baixo desempenho dos estudantes brasileiros em testes de inglês.
Será que agora governantes e sociedade de um modo geral estão começando a compreender de fato a ambivalência do inglês como ferramenta para inclusão ou exclusão das pessoas? Pelo jeito a lição está vindo pelo viés da exclusão...
E será que pensar em testes e cursos de reforço resolveriam o problema? Ou acirrariam as diferenças??? Quem vai passar nos testes? Quem vai ter acesso aos cursos?
Não seriam práticas voltadas ao planejamento e à política linguística do país pensadas por e para uma (já) "elite educada em inglês"?
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1126027-ingles-ruim-faz-aluno-brasileiro-perder-bolsa-em-universidade-top.shtml
Vamos ler com atenção essa matéria da Folha de São Paulo sobre o baixo desempenho dos estudantes brasileiros em testes de inglês.
Será que agora governantes e sociedade de um modo geral estão começando a compreender de fato a ambivalência do inglês como ferramenta para inclusão ou exclusão das pessoas? Pelo jeito a lição está vindo pelo viés da exclusão...
E será que pensar em testes e cursos de reforço resolveriam o problema? Ou acirrariam as diferenças??? Quem vai passar nos testes? Quem vai ter acesso aos cursos?
Não seriam práticas voltadas ao planejamento e à política linguística do país pensadas por e para uma (já) "elite educada em inglês"?
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1126027-ingles-ruim-faz-aluno-brasileiro-perder-bolsa-em-universidade-top.shtml
domingo, 22 de julho de 2012
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Hoje é dia do amigo! Feliz dia do amigo. ;)
Feliz... amigoOO!
Tão bom saber que tem-se um amigo em algum canto do mundo e pode-se contar! Mesmo
tento certeza que ao atender o telefone ou ler um simples e-mail, ele partilhará contigo de alegrias, tristezas, esperanças, ansiedades... de tudo!
Amigo é sem dúvidas benção de Deus em nossas vidas !
Benção que nos ajuda em dias difíceis e fazem dias mais felizes quando presentes. Mas não só presença física; no coração! Como se diz Aristóteles: "A amizade é uma alma habitada em dois corpos."
Amigos nos ajudam a sermos mais felizes, assim nos fazem, muitas vezes também, esquecer até dos sofrimentos, desamores e desilusões! Amigo ouve, fala, cala, grita, berra (se for preciso), ama, cuida, respeita, torce, aperta, afasta, ajuda, guia, protege, sofre... partilha.
Meu desejo, é tê-los sempre aqui , perto de meu coração. E não tenho medo de contrariar-me, pois sei que uma vez enraizado, impossível ser esquecido (não sentido)!
Aproveite amigo seu amigo! Valorize-o e cuide! Afinal , vivamos e saibamos viver, cuidando uns dos outros, até que a morte nos separe...AMÉM! =)
Minha homenagem à todos os pibidianos e todos os amigos que amam e são amados.
Att, Liliana Lopes.
Att, Liliana Lopes.
domingo, 8 de julho de 2012
AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DO SUBPROJETO (ABRIL-MAIO-JUNHO)
HEY GUYS!
Estão lembrados de que em nossa última reunião fizemos uma discussão tratando da avaliação trimestral do subprojeto? Então combinamos de registrar aqui também nossos comentários, retomando o que nos parece mais relevante nas atividades dos últimos 3 meses.
Conforme observei na reunião, vou pontuar alguns aspectos que penso que podemos tratar por aqui.
Professora Luciana insistiu na pergunta: "E se o PIBID terminasse hoje? O que ficaria de aprendizado? O que faria falta pra vocês?" Penso que podemos focar essas questões.
Além disso, Valdelice insistiu bastante na questão dos impactos que nosso subprojeto pode ter ou não sobre a aprendizagem dos alunos da Educação Básica. O que vocês pensam a respeito? Estamos contribuindo realmente para melhoria da qualidade do ensino neste contexto? O que os alunos da escola pública podem estar aproveitando dessa experiência?
Professora Vanusa também nos apontou suas inquietações sobre o uso da tecnologia em nossas aulas. Será que estamos fazendo uso delas? No que e como podemos melhorar nesse sentido? Como o PIBID pode contribuir na utilização das tecnologias na sala de aula de inglês?
Essas foram as questões mais discutidas pelo que percebi, mas isso não impede que outros tópicos sejam levantados por vocês. Assim, inicio a discussão estabelecendo as seguintes regras:
- Esta postagem deve ser discutida por todos os participantes no período de 08/07 a 16/07.
- Cada participante deve postar ao menos um comentário a esta postagem inicial.
- Cada participante deve comentar ao menos dois comentários de colegas diferentes.
Entendido?????
See you!!!
Estão lembrados de que em nossa última reunião fizemos uma discussão tratando da avaliação trimestral do subprojeto? Então combinamos de registrar aqui também nossos comentários, retomando o que nos parece mais relevante nas atividades dos últimos 3 meses.
Conforme observei na reunião, vou pontuar alguns aspectos que penso que podemos tratar por aqui.
Professora Luciana insistiu na pergunta: "E se o PIBID terminasse hoje? O que ficaria de aprendizado? O que faria falta pra vocês?" Penso que podemos focar essas questões.
Além disso, Valdelice insistiu bastante na questão dos impactos que nosso subprojeto pode ter ou não sobre a aprendizagem dos alunos da Educação Básica. O que vocês pensam a respeito? Estamos contribuindo realmente para melhoria da qualidade do ensino neste contexto? O que os alunos da escola pública podem estar aproveitando dessa experiência?
Professora Vanusa também nos apontou suas inquietações sobre o uso da tecnologia em nossas aulas. Será que estamos fazendo uso delas? No que e como podemos melhorar nesse sentido? Como o PIBID pode contribuir na utilização das tecnologias na sala de aula de inglês?
Essas foram as questões mais discutidas pelo que percebi, mas isso não impede que outros tópicos sejam levantados por vocês. Assim, inicio a discussão estabelecendo as seguintes regras:
- Esta postagem deve ser discutida por todos os participantes no período de 08/07 a 16/07.
- Cada participante deve postar ao menos um comentário a esta postagem inicial.
- Cada participante deve comentar ao menos dois comentários de colegas diferentes.
Entendido?????
See you!!!
quarta-feira, 27 de junho de 2012
domingo, 24 de junho de 2012
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/
Pessoal aqui vai uma recomendação para nós que seremos futuros professores
super interessante e bem didática e com boas dicas de metodologia.
Pessoal aqui vai uma recomendação para nós que seremos futuros professores
super interessante e bem didática e com boas dicas de metodologia.
Dicas do Arthur.
Oi pessoal, tudo bem?
Eu gosto de fonética, não sei vocês.
Encontrei no site, dicas de pronúncia do Arthur. Ele mostra as diferenças dos fonemas da nossa língua em relação à lingua inglesa, apresentando situações de uso bem legais...e engraçadas...que tal uma visitinha ao site?
http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&v=XBOwVrs6nQc&NR=1
Eu gosto de fonética, não sei vocês.
Encontrei no site, dicas de pronúncia do Arthur. Ele mostra as diferenças dos fonemas da nossa língua em relação à lingua inglesa, apresentando situações de uso bem legais...e engraçadas...que tal uma visitinha ao site?
http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&v=XBOwVrs6nQc&NR=1
Falar é fácil.
A diretora da Target Idiomas, Sandra Baumel Durazzo, dá sugestões de atividades para trabalhar com alunos de diferentes níveis de proficiência nas aulas de Língua Estrangeira. Ela pontua que para o ensino ser mais significativo, os objetivos devem ser focados em práticas de linguagem, não em vocabulário e gramática...simples assim...
http://www.youtube.com/watch?v=GfO9UxIQuj8
http://www.youtube.com/watch?v=GfO9UxIQuj8
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Accents
Esta atriz fez uma interpretação bem humorada de sotaques variados da língua
inglesa.
Vale a pena dar uma olhada!!
http://youtu.be/3UgpfSp2t6k
Vale a pena dar uma olhada!!
http://youtu.be/3UgpfSp2t6k
Pesquisadora brasileira alerta para a importância de refletir sobre a prática em sala para substituir definitivamente os "métodos milagreiros"
Um convite para leitura da entrevista que a professora
Antonieta Celan (que em 1970 fundou o Programa de Estudos Pós-Graduados em
Linguística Aplicada) cedeu a Revista Nova Escola.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
pessoal
encontrei outros blogs de pibidianos, visitem pois seria interessante interagirmos com essa galera.
pibidingles.blogspot
encontrei outros blogs de pibidianos, visitem pois seria interessante interagirmos com essa galera.
pibidingles.blogspot
Ai vai uma sujestao pra quem quer aprender Ingles em casa, e gratis e vc ainda recebe catalogos em casa e li;oes diarias no seu e-mail
http://googlebr.englishtown.com/online/lp/EmailEnglish_apr11_pt_ee.aspx?ctr=br&lng=pt&etag=GOBRPS_LGT_AIG_EP_EE02&ps=y
http://googlebr.englishtown.com/online/lp/EmailEnglish_apr11_pt_ee.aspx?ctr=br&lng=pt&etag=GOBRPS_LGT_AIG_EP_EE02&ps=y
Pessoal,
Segue o link de um site interessante para auxiliar qdo preparar suas aulas. O link vai levá-los à aula sobre conditional, que interessa mais ao grupo que está com o terceiro ano, mas vcs podem passear pelo site e pesquisar outros assuntos, inclusive sugestões de atividades.5minuteenglish
Segue o link de um site interessante para auxiliar qdo preparar suas aulas. O link vai levá-los à aula sobre conditional, que interessa mais ao grupo que está com o terceiro ano, mas vcs podem passear pelo site e pesquisar outros assuntos, inclusive sugestões de atividades.5minuteenglish
Com a greve na Bahia das escolas públicas, iniciada em 16 de Abril, causou um impacto geral na rotina do nosso trabalho e resultou num brake em parte das nossas atividades. Espero que governo e categoria possa chegar a um acordo e assim todos saiamos ganhando, principalmente, o aluno que tem direito assegurado na constituição de uma educação de qualidade.
Ensinar Inglês para crianças
Ensinar inglês para crianças não é uma tarefa facil não é mesmo? Precisamos focar em atividades que chamem atenção das crianças e que não sejam cansativas e que, claro, alcancem os objetivos. As atividades precisam conter aspectos que atingir o aprendizado. O site Planeta Educação fornece algumas dicas que podem ser utilizadas no ensino para crianças:
- As atividades devem ser simples o suficiente para que as crianças entendam o que é esperado delas.
- A tarefa deve condizer com suas habilidades: precisa ser possível de ser completada, porém ter um pouco de desafio para que sintam o prazer de concluí-la.
- Todas as atividades devem ser guiadas oralmente, com muita repetição. Considere que durante uma aula com crianças pequenas, o professor passará a maior parte do tempo falando.
- As atividades escritas devem ser altamente supervisionadas; crianças de 7 anos não se apropriaram o suficiente nem mesmo a escrita de sua língua materna.
- A tarefa deve condizer com suas habilidades: precisa ser possível de ser completada, porém ter um pouco de desafio para que sintam o prazer de concluí-la.
- Todas as atividades devem ser guiadas oralmente, com muita repetição. Considere que durante uma aula com crianças pequenas, o professor passará a maior parte do tempo falando.
- As atividades escritas devem ser altamente supervisionadas; crianças de 7 anos não se apropriaram o suficiente nem mesmo a escrita de sua língua materna.
O site também dá sugestões de sites que contem contém atividades para o ensino de inglês para crianças. Em um dos sites (o ESL- Kids) encontrei uma atividade de songs para crianças que é bastante interessante, pois através das musicas as crianças aprendem bastante e além do que é uma estratégia que prende a atenção delas. Espero que gostem das sugestões. Have a nice week!
quinta-feira, 7 de junho de 2012
segunda-feira, 4 de junho de 2012
sábado, 2 de junho de 2012
Hey guys,
Have a look at this interview with David Graddol! Very interesting!
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1368465-5604,00-MELHORES+PROFESSORES+DE+INGLES+NAO+SAO+BRITANICOS+NEM+AMERICANOS+DIZ+LINGUI.html
Have a look at this interview with David Graddol! Very interesting!
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1368465-5604,00-MELHORES+PROFESSORES+DE+INGLES+NAO+SAO+BRITANICOS+NEM+AMERICANOS+DIZ+LINGUI.html
quinta-feira, 31 de maio de 2012
quarta-feira, 30 de maio de 2012
terça-feira, 29 de maio de 2012
domingo, 27 de maio de 2012
Pessoal, um link de uma reportagem sobre como melhorar seu nível de inglês de uma forma bem divertida. Deem uma olhada e pratiquem muitoooo... http://www1.folha.uol.com.br/tec/1003957-videogame-ajuda-melhorar-nivel-de-ingles-de-estudantes.shtml
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Hey guys,
Deem uma olhada nessa campanha contra a propaganda de uma escola de inglês que ridiculariza os professores! Eu vi a propaganda esses dias e fiquei indignada! É uma afronta aos cursos de formação de professores!
http://www.causes.com/causes/766604-abaixo-a-campanha-publicitaria-ofensiva-aos-professores-de-ingles?causes_ref=email&recruiter_id=145345654&template=cause_mailer%2Finvitation
Deem uma olhada nessa campanha contra a propaganda de uma escola de inglês que ridiculariza os professores! Eu vi a propaganda esses dias e fiquei indignada! É uma afronta aos cursos de formação de professores!
http://www.causes.com/causes/766604-abaixo-a-campanha-publicitaria-ofensiva-aos-professores-de-ingles?causes_ref=email&recruiter_id=145345654&template=cause_mailer%2Finvitation
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Reconhecimento
Realmente os professores têm aqui no Brasil o tratamento e o reconhecimento que nós(me atrevo a dizer "nós") realmente merecemos como formadores? Apesar de existirem varias profissões em que se dizem "melhores" do que lecionar ai que perguntamos a eles "Quem ensinou para você tudo que você sabe hoje?"
Pensemos nisso!
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Bom dia!?
Intrigante o descaso das autoridades pelas greves das escolas estaduais. Os professores permanecem em greve. Nós como fazemos parte do PIBID de Inglês em uma escola estadual permanecemos ausentes da sala também, porém nossas reuniões toda segunda das 07:30 às 11:30 permanecem. Entre debates, discussões e experiências partilhadas, afinal temos duas representantes das escolas estaduais entre nós, ansiamos todo instante por mais seriedade das autoridades e respeito para com todos que dedicam suas vidas à educação no país!
Mas e como fica todo atraso? E como ficam essas crianças que não estão indo a escola? E os pais que muitas vezes precisam deixar de trabalhar para cuidar deles ou procurar uma maneira para que não fiquem em casa à sós? E os professores que precisam pagar suas contas e tiveram seus salários cortados? E para se alimentaram? E seus filhos? Pagar contas? É, as coisas são mais sérias que aparentam! Em Salvador: Em protesto, a categoria montará bancas na praça para vender frutas, verduras e legumes. “Já que o governador cortou nossos salários, vamos vender tomate, cebola, laranja, para conseguir arrecadar dinheiro e manter o movimento engajado”, explicou o presidente da APLB, em entrevista ao Bahia Notícias.
Mas e como fica todo atraso? E como ficam essas crianças que não estão indo a escola? E os pais que muitas vezes precisam deixar de trabalhar para cuidar deles ou procurar uma maneira para que não fiquem em casa à sós? E os professores que precisam pagar suas contas e tiveram seus salários cortados? E para se alimentaram? E seus filhos? Pagar contas? É, as coisas são mais sérias que aparentam! Em Salvador: Em protesto, a categoria montará bancas na praça para vender frutas, verduras e legumes. “Já que o governador cortou nossos salários, vamos vender tomate, cebola, laranja, para conseguir arrecadar dinheiro e manter o movimento engajado”, explicou o presidente da APLB, em entrevista ao Bahia Notícias.
A situação está tão séria que os professores das Universidades Federais da Bahia entram em greve a partir de hoje. A decisão foi tomada dia 12/05 e a greve é por tempo indeterminado.
A greve foi aprovada sem nenhum voto contrário, com 33 votos favoráveis e três abstenções. A reunião contou com a presença de 60 representantes de 43 Ifes. No momento da votação estavam presentes docentes de 36 instituições.
Reivindicações
Tendo como referência a pauta da Campanha 2012 dos professores federais, aprovada no 31º Congresso do Sindicato Nacional e já protocolada junto aos órgãos do governo desde fevereiro, os docentes reivindicam a reestruturação da carreira - prevista no Acordo firmado em 2011 e descumprido pelo governo federal.
A categoria pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.
Os professores também querem a valorização e melhoria das condições de trabalho dos docentes nas Universidades e Institutos Federais e atendimento das reivindicações específicas de cada instituição, a partir das pautas de elaboradas localmente.
Vale lembrar que estas são reivindicações históricas da categoria docente e que a reestruturação da carreira vem sendo discutida desde o segundo semestre de 2010, sem registrar avanços efetivos.
O acordo emergencial firmado entre o Sindicato Nacional e o governo no ano passado, estipulava o prazo de 31 de março para a conclusão dos trabalhos do grupo constituído entre as partes e demais entidades do setor da educação para a reestruturação da carreira.
Por diversas vezes, o ANDES-SN cobrou do governo uma mudança na postura e tratamento dado aos docentes, exigindo agilidade no calendário de negociação, o que não ocorreu. A precariedade nas Instituições Federais, em diversas partes do país, principalmente nos campi criados com a expansão via Reuni, também vem sendo há tempos sendo denunciada pelo Sindicato Nacional.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Pessoal, tem um site muito bom para completar músicas em inglês! Você se diverte enquanto aprende. Vale muito a pena. Vamos aperfeiçoar nosso English! Beijos a todos: http://www.lyricstraining.com
sábado, 12 de maio de 2012
Gente, nessa o governo federal mexeu (ou deixou de mexer) com a gente!
A lógica ilógica do MEC e MCTI em busca da competitividade brasileira em pesquisa. Ótimo texto de Telma Gimenez.
http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1253379&tit=Ciencia-sem-fronteiras-linguisticas
A lógica ilógica do MEC e MCTI em busca da competitividade brasileira em pesquisa. Ótimo texto de Telma Gimenez.
http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1253379&tit=Ciencia-sem-fronteiras-linguisticas
sexta-feira, 11 de maio de 2012
25 fatos chocantes sobre o Ensino Médio americano
Um artigo em um site muito legal chamado lendo.org que é feito por um graduado em Letras. O texto mostra vários pontos sobre o ensino americano com notícias que ilustram cada fato. Interessante pensar sobre as dificuldades que eles enfrentam, de modo que podemos estabelecer um contraste com a nossa realidade.
http://www.lendo.org/25-fatos-chocantes-sobre-o-ensino-medio-americano/
Destaco aqui um fato que sempre é discutido, seja qual for o tema do debate em relação a educação:
6 - Salário dos professores. O salário médio de um professor é de $47,602 por ano, sendo que os novatos ganham em média $31,753 no mesmo período (note aabismal diferença em relação ao Brasil). Alguns professores ganham tão pouco quanto $28,590 por ano. A recomendação federal sobre a pobreza para um pai ou mãe solteiros com dois filhos é um salário anual de $18,310. Professores novatos e professores de cidades mais pobres estão ganhando apenas $10,000 (por ano) acima do nível de pobreza.
http://www.lendo.org/25-fatos-chocantes-sobre-o-ensino-medio-americano/
Destaco aqui um fato que sempre é discutido, seja qual for o tema do debate em relação a educação:
6 - Salário dos professores. O salário médio de um professor é de $47,602 por ano, sendo que os novatos ganham em média $31,753 no mesmo período (note aabismal diferença em relação ao Brasil). Alguns professores ganham tão pouco quanto $28,590 por ano. A recomendação federal sobre a pobreza para um pai ou mãe solteiros com dois filhos é um salário anual de $18,310. Professores novatos e professores de cidades mais pobres estão ganhando apenas $10,000 (por ano) acima do nível de pobreza.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
As it is holiday... here goes a video so that we can laugh a little!
I just love tip #7! What about you???
http://www.youtube.com/watch?v=JkAsC-_78L0
I just love tip #7! What about you???
http://www.youtube.com/watch?v=JkAsC-_78L0
terça-feira, 8 de maio de 2012
Aprender inglês evita o Mal de Alzheimer
Aprender inglês evita o Mal de Alzheimer
Existem muitas pessoas entre 60 e 70 anos procurando aulas particulares de inglês.
Preocupados com a perda de memória e outras funções mentais, eles vêem nas aulas de inglês a possibilidade de interagir, serem cobrados por tarefas e memorizar palavras novas.
Tudo sem pressa, do jeitinho mais agradável e tranquilo possível!
Mais do que aprender inglês, muitos procuram uma maneira de ficarem ativos, treinarem a memória e, o melhor: estarem aptos a falar inglês em viagens.
Um dos maiores temores do envelhecimento é a perda da autonomia, especialmente quando ela vem acompanhada do declínio das funções mentais. Nesse terreno, as demências são os maiores fantasmas que assombram quem cruza a fronteira da terceira idade. São síndromes que envolvem o comprometimento de funções cognitivas sem, no entanto, afetar a consciência da pessoa. Essas doenças afetam especialmente a memória, a inteligência, a capacidade de orientação, de julgamento e de convívio social.Elas podem ser degenerativas, como o Mal de Alzheimer, ou secundárias, em conseqüência de algum outro mal, por exemplo a arteriosclerose, o hipotiroidismo ou o alcoolismo.
O Mal de Alzheimer, por exemplo, atinge cerca de 20% dos octogenários. Ainda não se sabe ao certo como preveni-lo e ele não tem cura. No máximo, algumas drogas podem retardar seu progresso. Em 8 ou 12 anos, o Mal costuma levar à morte. Para quem já é portador destas doenças os medicamentos mais avançados para seu tratamento apenas retardam a sua evolução com pouca ou nenhuma resposta terapêutica, portanto sem resultados eficientes , conta a médica geriatra Luciane Páscoa, de São Paulo.
Entre os transtornos psiquiátricos, a depressão está entre os problemas mais comuns nessa faixa etária. Em alguns casos, pode até sinalizar a instalação de outra doença, como o Parkinson.
Um dos segredos para manter a cabeça jovem é manter-se ativo a vida inteira. É preciso investir em relacionamentos, em hobbies, em atividades que exijam concentração e interação social. Tudo isso favorece a massa cinzenta. Os especialistas recomendam, por exemplo, que os idosos façam trabalhos manuais, leiam muito, aprendam coisas novas. A leitura, especificamente, melhora atenção, memória e fluência verbal, revelou um estudo americano com mais de 500 idosos.
Manter essas funções em ordem é também uma questão de sobrevivência: a taxa de mortalidade aumenta quando essas capacidades despencam. Sim, manter o cérebro ativo pode ser sinal de longevidade.
Portanto, nunca é tarde demais para começar o seu curso de inglês!
(Fonte: Revista Minha Vida)
domingo, 6 de maio de 2012
terça-feira, 24 de abril de 2012
Hello, guys! ;)
Hoje é dia mundial do livro, e não teria como passar em branco aqui no nosso espaço de cultura, diversão, aprendizado e tudo que cabe de bom e enriquecedor para nós e todos os visitantes.
Eu acordei lendo a bíblia, e logo depois mergulhei na Literatura Inglesa do século 19, especificamente os poetas do período romântico inglês. Em especial deixo a dica do poeta John Keats (1795-1821), já conhecia um pouco de sua obra e o filme Brilho de uma paixão, que indico, pois narra a curta história de sua vida, de seu grande amor pela poesia e por sua amada. Deixo o último poema do autor e um dos mais conhecidos, escrito para sua amada Fanny Brawne, enquanto estava dentro de um navio indo Itália, já estava muito doente, pois a tuberculose já estava vencendo-o, quando chegou na Itália, veio a falecer. Eis o poema para nosso deleite e gostinho de quero mais chamado Bright Star:
Hoje é dia mundial do livro, e não teria como passar em branco aqui no nosso espaço de cultura, diversão, aprendizado e tudo que cabe de bom e enriquecedor para nós e todos os visitantes.
Manuscrito do poema Bright Star
Bright star, would I were stedfast as thou art –
Not in lone splendour hung aloft the night
And watching, with eternal lids apart,
Like nature's patient, sleepless Eremite,
The moving waters at their priestlike task
Of pure ablution round earth's human shores,
Or gazing on the new soft-fallen mask
Of snow upon the mountains and the moors –
No – yet still stedfast, still unchangeable,
Pillowed upon my fair love's ripening breast,
To feel for ever its soft fall and swell,
Awake for ever in a sweet unrest,
Still, still to hear her tender-taken breath,
And so live ever – or else swoon in death.
Tradução
Estrela brilhante! Gostaria de ser fixa como tu és –
Não em um solitário esplendor como agora,
Velando como estás, com grandes pálpebras,
As águas movimentadas em torno das praias humanas,
Como um austero eremita da Natureza.
Ou contemplando a agradável máscara da neve por sobre as Montanhas e os Pântanos.
Não – Quieta, imutável como sempre,
Parada sobre o seio maduro de minha amada,
Para que eu sinta eternamente seu calmo respirar,
E acorde um dia numa doce inquietação.
Quieta, fixa, para que eu ouça sua terna e calma respiração,
E assim viva para sempre, ou desfaleça na morte.
domingo, 22 de abril de 2012
domingo, 15 de abril de 2012
Lá, lá, lá, lá, lá....
Não
participei da última aula e nem da última reunião, mas, no entanto, continuei
com os meus pensamentos sobre o PIBID. Cai de pára-quedas no curso de Letras, e um dos
motivos da minha resistência em ser professora é porque coloco em mim uma
responsabilidade muito grande no aprendizado dos alunos e me sinto
completamente culpada com qualquer falha dos mesmos. Exatamente assim que me sinto agora, responsável por sentir que as coisas não estão caminhando. Li o que Lanna escreveu e fiquei pensando se temos que nos colocar essa responsabilidade, bem interessante o que ela disse. Mas o momento não é de lamentação e nem de achar os culpados. Todos somos responsáveis e acho que podemos fazer muito mais por esse projeto, acredito nisso. This is my hope :)
sábado, 14 de abril de 2012

Triste, mas uma realidade.
Professores da rede pública de seis capitais do Brasil estão em greve. Um dos pedidos feitos por eles é o cumprimento do reajuste de 22,22% do piso salarial estipulado pelo Ministério da Educação em fevereiro deste ano. Em Belo Horizonte, a greve se estende desde o dia 14 de março.
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Desabafo...
Ir para a sala de aula e pensar em maneiras de tornar as aulas mais atrativas para os alunos, acredito que tem sido uma preocupação não de todos, mas de grande parte dos envolvidos no projeto. Durante todas as reuniões das segundas-feiras buscamos encontrar as falhas, apresentar as frustrações, os desejos para com a sala a qual estamos trabalhando (no meu caso o terceiro ano C).
Perceber a maneira com que os alunos tratam a disciplina em detrimento das demais, é triste para nós que procuramos maneiras de ligar a chavinha interna dos alunos a qual vai mudar o modo como eles lidam com a mesma. Desde o início falamos da importância do inglês para a vida deles, e parece que eles não conseguem assimilar isso. A impressão que tenho é que os professores estão falando inglês e os alunos continuam na sua língua nativa. Não está havendo comunicação. E eu estou percebendo que a todo momento nos professores precisamos estar pintando o não só o 7, mas todos os números juntos e ficando de ponta cabeça pra poder chamar a atenção dos alunos pra algo que vai ser de tanta importância pra vida deles. Já poderia estar sendo, na verdade, mas enquanto eles não se derem conta disso, as coisas não vão fluir. E por mais que seja da nossa vontade que o nosso trabalho funcione, nós não podemos ignorar a parcela de responsabilidade e de influência dos alunos no resultado dessa proposta.
Acredito na colaboração não apenas nas reuniões entre todos os bolsistas e coordenadores, mas também entre os professores e os alunos da escola pública. Eles não vão aprender enquanto não se abrirem pra isso. E parece que é o que está acontecendo. Parece que estão fechados pra aprender a língua, não demostrando nenhum tipo de interesse para a mesma. A nossa parcela, é sem duvidas muito grande. Eles vão se interessar, mais ou não, de acordo como a matéria for sendo apresentada à eles. Mas observar as coisas por essa perspectiva é meio que dizer que não estamos nos esforçando já que não estamos conseguindo fazer com que os alunos aprendam o que estamos ensinando. E isso não é verdade. Concordo que precisamos melhorar e buscar um jeito fazer com que essas dificuldades sejam sanadas. Mas isso não significa que estamos sentados de braços cruzados esperando os alunos virem até nós e se mostrarem interessados, como também acredito que não vamos conseguir nada se apenas nós professores estivermos empenhados.
Essa semana não fomos para sala, pois a escola dispensou as aulas por conta das provas. Confesso que estou com medo dos resultados dessas avaliações. Mas eu sinceramente espero me surpreender.
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Reunião com todos.
Hello. Good evening.
Como todas as segundas feiras das 07h30 às 11h30, nos encontramos na UNEB para discussão das últimas aulas, impressões, novidades, sensações... e planejamento de aula.
No primeiro momento das discussões, pude perceber pela fala da professora Luciana uma certa frustração no andamento e nos objetivos do PIBID que aparentemente não estão sendo alcançados. Sabemos que temos que ter ideias, visão... aulas diferentes e isso não está acontecendo. Me coloquei no lugar dela por um instante (sei que não tem como, pois o 'todo' só ela sabe) mas pude imaginar a expectativa quando começou a pensar no projeto para nosso curso, nos planos, nas discussões, evolução de todos os envolvidos e por um instante perceber que não estava funcionando como o esperado, acredito que é desconfortável e decepcionante . Sou responsável por isso, uma vez que faço parte do projeto e sou colaboradora como todos.
Precisamos nos focar onde necessitamos mudar nossas aulas, assim como nossa postura com o projeto. Precisamos criar estratégias para juntos fazermos a diferença em sala de aula e inclusive a diferença na vida do alunos que ainda não tem uma aproximação com a língua inglesa, seja qual for a repulsa desse aluno, precisamos tentar faze-los se sentirem mais felizes e satisfeitos em sala, e assim nós também alcançarmos nosso objetivos e nos sentirmos realizados como profissionais.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Falta de didática?
Hoje, 04 de abril de 2012, estive na sala de aula junto com minhas colaboradoras.
Tivemos que revisar contéudos para a prova de Língua Inglesa que será no dia 10/04, e achamos tudo muito confuso; não sei se pela falta de cooperação dos alunos ou por falta de didática mesmo.
Percebí que alguns alunos conseguiram assimilar bem o que foi compartilhado, talvez por ter algum tipo de familiaridade com a língua alvo, mas, a maioria da turma não se atentou para a importância de aprender o que estava sendo ensinado.
Tem horas que me dá vontade de dar uns dois gritos, chutar umas duas carteiras pra chamar à atenção deles...eu sei que isso não é certo, mas que dá vontade dá!
terça-feira, 27 de março de 2012
sábado, 10 de março de 2012
segunda-feira, 5 de março de 2012
É bom avaliar e ser avaliado?
Hoje pela manhã tivemos a nossa reunião PIBID na UNEB - X, e um dos focos da pauta foi a avaliação do grupo. As professoras coordenadoras nos disseram que daríamos notas uns aos outros sobre nossa atuação no grupo. Comecei a pensar que seria bom ter uma nota, pois poderia ter conhecimento dos avanços, retrocessos ou inércia. Mas, pensando bem, senti um pouco de receio pois como seria avaliar e ser avaliado?
Eu falei com as professoras e para o grupo que era muito complicado avaliar pois iriam surgir muitos conflitos e que nem sempre nos sentiríamos à vontade para dar notas uns para os outros, eu mesma me sentiria mal em avaliar as coordenadoras não por que não tivesse capacidade de criticar construtivamente, mas pelo peso de fazer tal ato e ser mal interpretada, sei lá...uma coisa é falar, outra é pontuar uma “nota”, mesmo que no grupo somos vistos de uma forma nivelada; ninguém é melhor nem pior, mas eu me sentiria desconfortável dando nota para uma professora minha. Mas se tiver que passar por isso, estou aqui.
Abraços a todos pibidianos.
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Primeiro dia do ano em sala de aula.
Hello, everyone! Good Afternoon.
Acabei de chegar da escola, após o primeiro dia em sala de aula com a turma do 8º ano. Tivemos duas aulas com 41 alunos. Preparamos toda a aula na segunda feira e graças a Deus conseguimos executar todo plano de aula, mesmo precisando falar mais alto que o natural. Mais alunos novos do que esperava e a maioria dos alunos passaram de ano. Que bom! Os mesmo grupinhos sentados juntos e a mesma bagunça e conversa. Percebo que o inglês ainda é uma matéria que não interessa aos alunos, mas espero que esse quadro mude, e logo.
Quero mesmo falar sobre como me senti e algumas conclusões que tirei em sala de aula hoje: Nem todo professor é pai/mãe, mas todos os pais são professores.
Infelizmente, diante da correria do mundo moderno, da internet, dos valores, da distância entre as relações familiares, percebo a diferença nas crianças/adolescentes de hoje com os da época que eu estudava, como eu na época que eu estudava. Lamentável perceber que coisas que não estão nos livros didáticos e que os pais deveriam ensinar aos seus filhos antes mesmo destes entrarem na escola, estão sendo negligenciadas. Há infelizmente, uma falta de respeito uns com os outros, a forma como se tratam e se portam diante do professor e os colegas, assusta um pouco. Hoje, especificamente me senti triste, decepcionada em pensar que alguns pais se omitem do seu papel dentro de casa como instrutor, educador, responsável pelo cidadão que circula nas ruas, como exemplo, aquele que ensina ao seu filho a maneira de se portar e tratar os outros, a maneira de enxergar o mundo e o amanhã, isso é, se falam do amanhã com eles, falar de respeito, educação, cuidado são coisas básicas e necessárias para formação de qualquer ser. Formar caráter parece-me mais difícil que formar um profissional.
Quero fazer parte da mudança no mundo, não só ver as coisas piorarem e não poder fazer nada, ou ver pessoas fazendo e ficar reclamando. Sinto que posso, e quero! Não vou entrar na casa de ninguém e falar como os pais devem educar seus filhos, até porque não tenho competência para tal, mas posso com o pouco tempo que tenho em sala de aula, falar de valores que são básicos e que meus pais me ensinaram quando eu ainda era pequena. Valores que me fizerem ter respeito e educação com o próximo, valores que me ensinaram a cuidar da sala de aula, da rua por onde ando, das minhas coisas e dos meus amigos e professores.
Vamos, podemos juntos levar amor e valores para nossos alunos!
Assinar:
Comentários (Atom)





















.jpg)













