Hello, everyone! Good Afternoon.
Acabei de chegar da escola, após o primeiro dia em sala de aula com a turma do 8º ano. Tivemos duas aulas com 41 alunos. Preparamos toda a aula na segunda feira e graças a Deus conseguimos executar todo plano de aula, mesmo precisando falar mais alto que o natural. Mais alunos novos do que esperava e a maioria dos alunos passaram de ano. Que bom! Os mesmo grupinhos sentados juntos e a mesma bagunça e conversa. Percebo que o inglês ainda é uma matéria que não interessa aos alunos, mas espero que esse quadro mude, e logo.
Quero mesmo falar sobre como me senti e algumas conclusões que tirei em sala de aula hoje: Nem todo professor é pai/mãe, mas todos os pais são professores.
Infelizmente, diante da correria do mundo moderno, da internet, dos valores, da distância entre as relações familiares, percebo a diferença nas crianças/adolescentes de hoje com os da época que eu estudava, como eu na época que eu estudava. Lamentável perceber que coisas que não estão nos livros didáticos e que os pais deveriam ensinar aos seus filhos antes mesmo destes entrarem na escola, estão sendo negligenciadas. Há infelizmente, uma falta de respeito uns com os outros, a forma como se tratam e se portam diante do professor e os colegas, assusta um pouco. Hoje, especificamente me senti triste, decepcionada em pensar que alguns pais se omitem do seu papel dentro de casa como instrutor, educador, responsável pelo cidadão que circula nas ruas, como exemplo, aquele que ensina ao seu filho a maneira de se portar e tratar os outros, a maneira de enxergar o mundo e o amanhã, isso é, se falam do amanhã com eles, falar de respeito, educação, cuidado são coisas básicas e necessárias para formação de qualquer ser. Formar caráter parece-me mais difícil que formar um profissional.
Quero fazer parte da mudança no mundo, não só ver as coisas piorarem e não poder fazer nada, ou ver pessoas fazendo e ficar reclamando. Sinto que posso, e quero! Não vou entrar na casa de ninguém e falar como os pais devem educar seus filhos, até porque não tenho competência para tal, mas posso com o pouco tempo que tenho em sala de aula, falar de valores que são básicos e que meus pais me ensinaram quando eu ainda era pequena. Valores que me fizerem ter respeito e educação com o próximo, valores que me ensinaram a cuidar da sala de aula, da rua por onde ando, das minhas coisas e dos meus amigos e professores.
Vamos, podemos juntos levar amor e valores para nossos alunos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário