É fundamental proporcionar aos alunos, em classe, o maior tempo possível de contato com a língua estrangeira para ajudar o aprendizado. Isso implica ouvi-la repetidamente, perceber os contextos em que ela se situa, tentando, em muitos casos, descobrir o significado das palavras. O primeiro obstáculo a vencer é o estranhamento inicial. É esperado que os estudantes não compreendam algumas expressões de imediato. Serão capazes, contudo, de lidar com isso à medida que aprimoram a competência de inferir o significado das palavras e seus usos.
O uso controlado da língua materna não é completamente contraindicado. Ela pode ajudar o professor, em explicações mais complexas para alunos de níveis muito básicos, por exemplo. Porém deve ser utilizada com cautela: a cada nova aula e de acordo com os objetivos propostos, caberá ao educador fazer uma avaliação criteriosa de seu papel.
Usar a língua estrangeira permite um trabalho mais rico, mas também exige empenho dos professores. É preciso planejar bem as aulas e empregar recursos visuais ou de demonstração para facilitar as explicações. Também é interessante acompanhar o nível de compreensão dos alunos e avaliar se as condutas adotadas em sala são apropriadas. Uma boa maneira de fazer isso é observar se eles são capazes de usar palavras recentemente aprendidas em outros contextos ou se conseguem se expressar com sentido.
Fonte: Revista Nova Escola - Edição 236 Outubro de 2010
Link do artigo: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-estrangeira/pratica-pedagogica/assim-nao-falar-portugues-aula-lingua-estrangeira-602497.shtml
Olá. Tudo bem com vocês? Meu nome é Liliana, sou graduanda em Letras com Inglês e estou no 4º semestre. Como bolsista do PIBID espero partilhar de matérias e experências legais com vocês.
Achei uma matéria interessante na revista Nova Escola e quis partilhar. =)
Abraços e até a próxima.
A matéria é bem legal e acredito que o uso da língua materna em aulas de LE no contexto público é essencial. Gostei muito da dica que a revista apresenta no final, é uma ótima maneira de ensinar porque deixa de ser decorado e passa a ser disseminado.
ResponderExcluirLegal mesmo. Como temos aprendido que não tem como dominar um idioma estrangeiro sua língua materna.
ResponderExcluir